Celebrar o caminhar de forma transversal

foto-b

A Semana do Caminhar

Aprender Caminhando, este é o tema da Semana do Caminhar 2019, que acontece entre os dias 4 e 11 de agosto. Ao interagir com a cidade na velocidade do caminhar é possível descobrir histórias, aprender da natureza, conhecer novos caminhos, apreciar arquitetura, se conectar com o bairro e pessoas. Este ano vamos celebrar esta capacidade única do caminhar.

Articulado pela ONG SampaPé!, a Semana do Caminhar é um evento nacional que reúne diversas organizações para celebrar o caminhar, a forma de deslocamento mais utilizada nas cidades brasileiras. É uma oportunidade de chamar a atenção da sociedade para a forma mais sustentável, saudável e social de se deslocar, que precisa ser valorizada.

Desde 2017, o evento acontece durante uma semana, incluindo o dia 8 de agosto. A data é considerada o Dia Mundial do Pedestre, pois nesse dia, em 1969, foi registrada a icônica foto dos Beatles cruzando a Abbey Road, em Londres. Em 2019, a Semana acontece de 4 a 10 de agosto, com várias atividades abertas, que convidam mais pessoas a se identificarem como caminhantes e se proporem a caminhar mais em seu dia a dia.

O evento está estruturado em três eixos:

Eventos

Calendário de atividades de parceiros em todo o país

Campanha Temática

Campanha nas redes sociais sobre "Aprender Caminhando"

Descobri a pé

Fotos publicadas sobre descobertas caminhando

Quem somos

Articulação: SampaPé!

O SampaPé! é uma organização sem fins lucrativos (ONG) fundada em 2012 que tem como objetivo melhorar a experiência de caminhar nas cidades com as pessoas. As frentes são: promover a cultura do caminhar e humanizar as cidades. Para isso, realiza projetos e metodologias para engajar e capacitar cidadãos e decisores da cidade. Também promove ações político-cidadãs, comunicação, mapeamento, urbanismo tático, legibilidade, entre outras. Foram os idealizadores e mobilizadores da Paulista Aberta, promovem passeios a pé, processos participativas e fazem parte do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito.

Equipe envolvida

Este ano para fazer a Semana do Caminhar acontecer, a Leticia Sabino coordena, o Andrew Oliveira e a Alix de Parades articulam, contando também com o Frederico Levy, e a Ana Carolina Nunes e a Laura Molinari apoiam a comunicação. Com este esforço se juntou muita gente boa para promover atividades bem legais sobre o caminhar pelo Brasil inteiro!
Além disso, o design do logo e materiais foram desenvolvidos pela Marina Fraguas e o site pela Thais Vilanova.

Leticia Sabino

Diretora - Presidente

Ana Carolina Nunes

Diretora - Vice-Presidente

Alix de Parades

Cientista Politica

Andrew Oliveira

Sociólogo