Aprendemos Caminhando? Abertura Semana do Caminhar 2019

Caminhar é o modo de deslocamento mais comum, e também o que melhor permite às pessoas prestarem atenção ao que está à sua volta. É por isso que na abertura da Semana do Caminhar 2019, a ONG SampaPé! promove debates a partir da pergunta "Aprendemos caminhando?".

Para tentar trazer respostas, o evento contará com duas mesas de conversa: uma com acadêmicos que desde suas áreas responderão como o caminhar é ferramenta de conhecimento; e outra com integrantes de iniciativas que promovem descobertas através de caminhadas. Tudo isso tendo como cenário a PaulistaAberta, iniciativa emblemática na abertura de espaços educadores na cidade.

A primeira roda será mediada pelo doutor em urbanismo e autor do blog Caminhadas urbanas do Estadão, Mauro Calliari, e contará com a participação dos professores José Guilherme Magnani, coordenador do NAU – Núcleo de Antropologia Urbana da USP e Edith Derdyk, artista e escritora que atualmente coordena a Pós-graduação Lato Sensu “Caminhada como método para Arte e Educação” n’A Casa Tombada.

Já a segunda mesa será mediada por Andrew Oliveira, sociólogo com atuação em ativismo pedestre e colaborador do SampaPé!, com participação de Juliana Gatti, da organização Árvores VivasVivas, Carolina Padilha, da iniciativa Carona a Pé e Alberto Camargo do grupo Caminhada das QUEBRADAS.

Quando? 4 de agosto, domingo, 11h30 às 14h30
Onde? SESC Avenida Paulista

Venha conversar com a gente!

A Semana do Caminhar
Articulada pela ONG SampaPé!, a Semana do Caminhar é um evento nacional que reúne diversas organizações para celebrar o caminhar, a forma de deslocamento mais utilizada nas cidades brasileiras. É uma oportunidade de chamar a atenção da sociedade para a forma mais sustentável, saudável e social de se deslocar, que precisa ser valorizada.
Em 2019, a Semana acontece de 4 a 10 de agosto, com várias atividades abertas que convidam mais pessoas a se identificarem como caminhantes e se proporem a caminhar mais em seu dia a dia. “Aprender Caminhando” é o tema deste ano, de forma a celebrar mais uma das oportunidades proporcionadas pelo caminhar. Ao interagir com a cidade na velocidade do caminhar é possível descobrir histórias, aprender com a natureza, conhecer novos caminhos, apreciar a arquitetura e se conectar com o bairro e as pessoas. O calendário de eventos e outras informações podem ser encontrados em https://semanadocaminhar.org .
Desde 2017, o evento acontece durante uma semana, incluindo o dia 8 de agosto. A data é considerada o Dia Mundial do Pedestre, pois nesse dia, em 1969, foi registrada a icônica foto dos Beatles cruzando a Abbey Road, em Londres.

Sobre o SampaPé
O SampaPé! é uma organização sem fins lucrativos (ONG) fundada em 2012 que tem como objetivo melhorar a experiência de caminhar nas cidades com as pessoas. Trabalha nas frentes de promoção da cultura do caminhar e humanização as cidades. Para isso, realiza projetos e metodologias para engajar e capacitar cidadãos e decisores da cidade. Também promove ações político-cidadãs, comunicação, mapeamento, urbanismo tático, legibilidade, entre outras. Foram os idealizadores e mobilizadores da Paulista Aberta, promovem passeios a pé, processos participativos e fazem parte do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito.

Título Aprendemos Caminhando? Abertura da Semana do Caminhar 2019
Tipo Palestra
Website https://www.facebook.com/events/353824628622327/
Organizadores SampaPé!
De 04 de Agosto de 2019, 11:30 Até 04 de Agosto de 2019, 14:30
Onde Sesc Avenida Paulista Endereço sesc avenida paulista

Fonte: Archdaily
Data: 30/jul/2019

Caminhar é o modo de deslocamento mais comum, e também o que melhor permite às pessoas prestarem atenção ao que está à sua volta. É por isso que na abertura da Semana do Caminhar 2019, a ONG SampaPé! promove debates a partir da pergunta “Aprendemos caminhando?”.